quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reunião de HTPC - 18/05/11 - Polo em Mineiros do Tietê


Disciplinas: Ciências, História, Biologia e Química

PCOPs responsáveis:
Adriana Alonso, Alessandro Bernanrdo, Salete Venarusso e Carolina Batistela

Objetivos:
- analisar o currículo e seus recursos
- analisar, refletir e discutir as etapas e metodologia d
e uma sequencia didática, comparando-a com as situações de aprendizagens propostas nos recursos do currículo
- momentos de recuperação contínua na situação de aprendizagem
- livro didático: um recursos necessário

Referências Bibliográficas:
A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR - Antoni Zabala

SOBRE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS...

O professor Antoni Zabala (1998: 18) defende que as pensar na configuração das sequências de atividades ou sequencias didáticas (ele usa os dois termos como sinônimos) é um dos caminhos mais acertados para melhorar a prática educativa.
O mesmo professor define essas sequências de atividades c


A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR - Antoni Zabala

O livro de Antoni Zabala objetiva “oferecer determinados instrumentos que ajudem [os professores] a interpretar o que acontece na aula, conhecer melhor o que pode se fazer e o que foge às suas possibilidades; saber que medidas podem tomar para recuperar o que funciona e generalizá-lo, assim como para revisar o que não está tão claro” (p.24).

Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem?

ATIVIDADE

- Não precisa ser desafiadora para todos
- Sem preocupação de adequação
- Pressupõe pré-requisito
- Não exige reflexão

BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

- Prevê desafios e tomada de decisão
- Garante circulação de informação
- Matém as características sócio-culturais do objeto a ser aprendido
- Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

TEMA: SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM - CURRÍCULO - MATEMÁTICA
RECUPERAÇÃO PARALELA

1- Apresentação

2- Refletindo sobre a situação de aprendizagem
- Classe Regular
- Recuperação Paralela
- Atividades Lúdicas

3- Socialização

4- Avaliação


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita à I Feira de Profissões - FATEC JAHU




















Com quase 20 pontos de visitação criados especialmente para eles, além de palestras e contato com estudantes da Fatec-Jahu, os alunos do Ensino Médio que visitaram o campus tiveram uma programação intensa para conhecer os cursos oferecidos pela instituição.


O roteiro incluiu uma palestra de abertura com informações sobre o Centro Paula Souza e a Fatec e visitas a salas e estandes montados especialmente para mostrar as atividades de cada curso oferecido. Acompanhados de guias - alunos da Fatec - e com monitores em cada sala, os adolescentes puderam ver um pouco do dia a dia acadêmico.


Para quem visitou a Feira à noite esteve montada durante o evento a Hervefest, criada na disciplina de Marketing para os alunos de Gestão da Produção Industrial aplicarem na prática os conceitos trabalhados em sala de aula. Com cinco estandes de alimentação, eles ofereceram desde feijoada a sonhos ao público presente na Feira de Profissões.


O objetivo do evento, além de aproximar a Fatec-Jahu da comunidade escolar, é estimular a procura pelos cursos entre estudantes de Jaú e da região.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biologia no cinema

Elaboração: Noraly Shawen Liou “O que os cientistas podem fazer, e isso está virando moda nas universidades americanas, é usar filmes para educar seus alunos sobre o que é cientificamente correto e o que é absurdo. Ou seja, usar o cinema como ferramenta pedagógica. Os alunos certamente prestarão muito mais atenção e será possível educar a população para que, no futuro, um número cada vez maior de pessoas possa discernir o real do imaginário.”Trecho retirado do blog de Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos.


(Acesso em: 11, nov. 2010)

Trabalhar com filmes em sala de aula pode ser extremamente gratificante, pois invariavelmente os resultados alcançados superam as expectativas dos professores. Para que isso aconteça é necessário um bom planejamento de cada passo dessa iniciativa, além é claro de se observar eventuais inconsistências entre ciência e ficção.



Confira alguns filmes que, além de entreter, podem proporcionar discussões interessantes para as aulas de Biologia.



1- Vida de Inseto. 1998. (A Bug’s Life)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Organização social das formigas; Morfologia dos grupos de invertebrados (hexápodes, crustáceos e aracnídeos).


2- Osmose Jones. 2001. (Osmosis Jones)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Vírus; Infecção; Sistema Imunológico; Leucócitos.

3- Era do Gelo. 2002. (Ice Age)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Aumento da temperatura da Terra (Aquecimento Global); Perda de hábitat.


4- O Núcleo – Missão ao centro da Terra. 2003. (The Core)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Constituição e estrutura da Terra; Formação dos fundos oceânicos e Fossa das Marianas.

5- Procurando Nemo. 2003. (Finding Nemo)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Territorialidade, característica comum aos peixes que compartilham seu hábitat com anêmonas; Características reprodutivas dos peixes (podem desovar de 100 a 1.000 ovos próximo do seu território); Diversidade de animais e subdivisões do ambiente marinho, conservação; Diversidade de animais invertebrados (Poríferos, Cnidários, Equinodermos); Diversidade de animais vertebrados marinhos (peixes que habitam o recife de coral, peixes da zona abissal; Peixes ósseos e cartilaginosos; Répteis e mamíferos marinhos e aves; Sistema respiratório dos peixes; Sistema respiratório e digestório de Cetáceos (baleias); Correntes marítimas.


6- A Marcha dos Pinguins. 2005.(La marche de l'empereur)

Conceitos que pode ser discutidos em sala e aula: Diversidade da fauna africana; Conservação e reintrodução de animais nascidos em cativeiro ao seu hábitat natural.


7- Uma verdade inconveniente.2006. (An Inconvenient Truth)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Causas e consequências do aquecimento global; Medidas mitigadoras para o aquecimento global.


8- Avatar. 2009. (Avatar)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Ecossistemas, interações entre os organismos, equilíbrio do ecossistema.


9- Uma noite no museu. 2006.(Night at the museum)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Importância de museus; Museu Americano de História Natural; Preservação de peças e animais pelos museus; História evolutiva dos hominídeos.


10- Gattaca - Experiência Genética.1997. (Gattaca)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Predisposição genética, Organismos geneticamente modificados; A molécula de DNA; Ética.


11- A Ilha. 2005. (The island)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Processo de clonagem; Questões éticas na clonagem humana.

Reunião de HTPC - 10/05/2011

1.Texto: O pacote de bolacha
2.Cursos: M@temidia; Programa Currículo e Prática Docente.


As pré-inscrições para o Programa Currículo e Prática Docente poderão ser realizadas até o dia 12 de maio.

Serão ofertadas 5.670 vagas, distribuídas nos seguintes cursos: Biologia, Ciências, Física, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Os cursos são destinados aos professores dessas disciplinas, em exercício em sala de aula, conforme base DRHU de março de 2011.

As pré-inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, através do site do Programa. Cada professor interessado é responsável por sua inscrição. Serão considerados os dados da base DRHU de março de 2011, sem possibilidade de alteração dessas informações.

É importante a leitura cuidadosa do Regulamento do programa que está anexo e também disponível no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/praticadocente

Todas as informações sobre o Programa estão disponíveis no site. Em caso de dúvidas, abram um chamado por meio do Fale Conosco.


3.Reunião de Pais: sexta-feira, dia 13/05/2011;
Horário:
Manhã= 7h30 às 9h00
Tarde = 15h30 às 17h00
Noite = 19h00 às 20h30


4.As fichas individuais devem estar prontas.
5. Festa Junina: dia 10/06/2011 (data ainda a ser confirmada)










O pacote de bolachas
Era uma vez uma moça que estava à espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para matar o tempo. Comprou também, um pacote de bolachas. Sentou-se numa poltrona, na sala VIP do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz. Ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou a primeira bolacha, o homem também pegou uma. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou: "Mas que cara de pau! Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse!!!" A cada bolacha que ela pegava, o homem também pegava uma. Aquilo a deixava tão indignada que não conseguia nem reagir. Quando restava apenas uma bolacha, ela pensou: "Ah. O que será que este abusado vai fazer agora?" Então o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah!!! Aquilo era demais!!! Ela estava bufando de raiva! Então, ela pegou o seu livro e as suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se sentou, confortavelmente, numa poltrona já no interior do avião olhou dentro da bolsa para pegar uma caneta, e, para sua surpresa, o pacote de bolachas estava lá... Ainda intacto e fechadinho!!! Ela sentiu tanta vergonha! Só então ela percebeu que a errada era ela sempre tão distraída! Ela havia se esquecido que suas bolachas estavam guardadas, dentro da sua bolsa... O homem havia dividido as bolachas dele sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado, enquanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo as dela com ele.

E já não havia mais tempo para se explicar... Nem para pedir desculpas!

Quantas vezes, em nossa vida, nós é que estamos comendo as bolachas dos outros, e não temos a consciência disto?

Antes de concluir, observe melhor!

Talvez as coisas não sejam exatamente como você pensa!

Não pense o que não sabe sobre as pessoas.

Existem quatro coisas na vida que não se recuperam:

-A pedra, depois de atirada;

-A palavra, depois de proferida;

- A ocasião, depois de perdida;

- E o tempo, depois de passado.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PAUTA DE HTPC - 03/05/11









“O currículo é o enfoque principal da educação, pois é só através dele que acontecem os processos de mudanças. O Mundo está em movimento acelerado de transformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida da humanidade.” (Kátia Saone Santos Araújo)






1-Sensibilização: Vídeo: TODO MUNDO ODEIA A PROFESSORA DE LITERATURA DO CHRIS
2-Por uma educação básica de qualidade: Implementação do currículo – com o objetivo de refletir sobre o Currículo escolar, subsídios teóricos e contextualização; discutir ações de formação e de instrumentos de acompanhamento e intervenção no debate permanente sobre o currículo nas escolas.:
- Excerto do texto “A escola e suas decisões curriculares”
- A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da SEE/SP
- Oficinas: Currículo – Estudo de Casos

3-Avisos: Parlamento Jovem – Projeto Prof. de Filosofia
4-Apoio: Relatórios e Vc
5-Vistos nos diários do professor



6-Outros: