quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010







































A águia e o pardal









O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia. Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração. Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer. Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza...
Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão. Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente. Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta. A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:
- Por que estás a me vigiar, Andala?
- Quero ser uma águia como tu, Yan. Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.
- E como te sentes sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?
- Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho...- O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:
- Todos os dias acordo muito cedo para ver-te voar e caçar. És tão única, tão bela. Passo o dia a observar-te.
- E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.- Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...
- Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia. Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos. Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu. Acredita!
- E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:
- Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias. O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos. Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho. Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido. É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre! Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade. Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles. Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres. Basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!

PLANEJAMENTO 2010






CRONOGRAMA


1º DIA – 11/02/10

7h30 as 12h30

ACOLHIDA BOAS-VINDAS
Os rumos que a escola quer percorrer: Análise dos resultados da escola

PLANEJAMENTO
RESPEITO À DIVERSIDADE
AVALIAÇÃO
TRABALHO EM EQUIPE
FORMAÇÃO
Análise dos resultados da escola: Levantamento de questões que levem à reflexão
PROJETOS
2º DIA – 12/02/10

7h30 as 12h30

OFICINA DE IDÉIAS

Divisão da equipe em grupos, por área de atuação:

PLANEJAR

3º DIA – 17/02/10

7h30 as 12h30

Organização de agendas
Apresentação do calendário escolar e a grade horária das salas.

Plano de ensino

Planejamento geral por disciplina

Organização dos materiais


A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com as nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade com as a pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.







ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ - D.E. JAÚ

MINEIROS DO TIETÊ/SP – FEVEREIRO DE 2010
DIRETORA DE ESCOLA: ICLÉA MARIA BONALDO
VICE-DIRETORA: LUCIANA CRISTINA MANGILLI DE PAULA
COORDENADORAS:
ENSINO FUNDAMENTAL: ANA LÚCIA LUCIANO FELIPE
ENSINO MÉDIO: ELAINE CRISTINA CAMARGO FRAGNAM

PLANEJAMENTO DE ENSINO - 2010

Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria da Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.
Distribuir os conteúdos pelo tempo das aulas é complicado. Para determinar as atividades prioritárias, baseie-se na experiência de anos anteriores e na de colegas. Pense na quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, à elaboração das aulas e à correção de tarefas.
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo. Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
A adequação do ambiente é o primeiro passo para um trabalho produtivo. Por isso, deixe-o arrumado de forma compatível com a atividade a ser realizada. Ao encontrar o pátio com cordas e bolas ou uma sala escura para ouvir histórias de terror, todos se envolvem mais com a proposta de ação.
Não deixe que computadores e materiais específicos para o ensino de Arte ou de Ciências, por exemplo, fiquem encaixotados por falta de iniciativa ou medo de que estraguem. Se isso ocorre em sua escola, procure uma formação específica para utilizar esses recursos adequadamente e compartilhe essa atitude com seus colegas.
Obras de diferentes gêneros que compõem o acervo da escola precisam ficar disponíveis para consulta ou leitura por prazer. Em vez de deixá-las em armários trancados, coloque-as em uma sala de fácil acesso ou na própria classe, em prateleiras ou caixas à vista. Isso incentiva o hábito da leitura e o cuidado no manuseio das publicações.
Ao terminar uma atividade, a responsabilidade por organizar a sala pode ser dividida com toda a turma. Deixar em ordem o ambiente compartilhado com colegas e professores de outras classes demonstra respeito aos demais.
Experimente novos materiais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente. Evite induzir todos os passos dos estudantes e permita que encontrem outras formas de trabalho. Essa mudança de rumo alarga as possibilidades de aprendizagem deles.
Apenas exibir o regulamento que deve ser seguido na escola não convence crianças e jovens e, por isso, não funciona. Os famosos combinados também só são bem aceitos quando feitos coletivamente e não impostos por você de maneira disfarçada. Assim todos veem sentido nas regras e passam a adotá-las.

RESPEITO À DIVERSIDADE
Seu papel na divisão da classe para atividades em equipe é fundamental. Considere muito mais do que afinidades e reúna aqueles com conhecimentos diferentes e próximos, que têm a aprender e ensinar. Explique que todos precisam atuar juntos para trocar informações – o que é diferente de cada um fazer uma parte da tarefa e juntar tudo no fim.
Não existem turmas homogêneas. Para atender os estudantes com diferentes graus de desenvolvimento, são necessárias estratégias variadas. Pense, com antecedência, em atividades que podem ser mais adequadas e desafiadoras para aqueles que não estão no mesmo nível da maioria.
Para que aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais aprendam como os demais, busque ajuda na sala de recursos para fazer adaptações em relação aos materiais usados, ao tempo reservado para as tarefas, aos conteúdos ensinados e ao espaço. Assim, o foco das propostas deixa de ser a deficiência e passa a ser as possibilidades dos alunos.

Em uma sala de aula, cada um tem uma história, vem de uma família diferente e tem uma bagagem de experiências culturais. Valorize essa heterogeneidade e note que a turma não tem uma só identidade, mas é o resultado das características de cada indivíduo.Seu papel também é garantir que se estabeleçam relações de confiança e respeito. Por isso, torne constantes as propostas que proporcionam a cooperação, a amizade, o respeito às diferenças e o cuidado com o outro. Assistir a uma situação em que ocorrem desrespeito ou preconceito sem reagir não condiz com o trabalho docente. Ao ser omisso, você passa uma mensagem à meninada. Por isso, destaque os comportamentos éticos e não deixe que outro tipo de relação faça parte da rotina da escola.
AVALIAÇÃO
Antes de ensinar um conteúdo, faça o diagnóstico. Ele é uma ferramenta rica para registrar em que nível cada um está e o que falta para que os objetivos propostos sejam alcançados. Além disso, considere essas informações até o fim do ano. Elas são úteis para a análise do percurso da garotada.
Os critérios de avaliação devem estar sempre claros. Só quando o estudante sabe os objetivos de cada atividade e o que você espera, ele passa a se responsabilizar pelo próprio aprendizado. Essa prática é ainda mais importante do 6º ao 9º ano, quando há vários professores e é preciso coordenar diferentes maneiras de trabalho
Registrar as atividades e guardar as produções mais relevantes é importante para analisar o percurso de cada um e o que foi vivido em sala. Esse material é útil tanto para você orientar as próximas intervenções como para os pais e futuros professores conhecerem a vida escolar de cada estudante.
Ao desafiar os jovens com questões sobre o que ainda não foi visto em sala, você analisa o percurso que estão construindo e a relação que fazem entre o conhecimento adquirido e informações novas.
O principal objetivo das avaliações não deve ser atender à burocracia, ou seja, determinar as notas a ser enviadas à secretaria. A função delas é mostrar a você e à meninada o que foi aprendido e o que ainda falta. Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos.
Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias ou como trabalhar conteúdos de ensino
Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias ou como trabalhar conteúdos de ensino


TRABALHO EM EQUIPE
Ø Planeje com a ajuda dos colegas
Ø Recorra ao coordenador pedagógico
Ø Discuta sobre o ensino e a aprendizagem
Ø Priorize as relações profissionais

FORMAÇÃO
Ø Identifique e supere suas dificuldades
Ø Mostre seu trabalho em outros lugares
Ø Aprenda com a prática dos outros
Ø Continue os estudos para crescer sempre
Ø Use a tecnologia para ensinar
Ø Assista a palestras sobre sua área
Ø Procure planejar seu futuro


Levantamento de questões que levem à reflexão:
Dos tópicos acima, responda:
1. Quais você teve desempenho satisfatório?
2. Quais você precisa melhorar?

Segundo momento: PROJETOS

Divisão da equipe em grupos, por área de atuação:

A equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP
1. Quais os resultados esperados?
2. Como os pais podem se envolver?
3. Que responsabilidades os alunos terão na organização?
4. Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos?


Professores da 5ª série A
Professores do Projeto de Recuperação
Demais professores para os projetos deste semestre: COPA – AFRICA DO SUL; FESTA JUNINA; SHOW DE TALENTOS (datas, ações)



























2º DIA – 12/02/10

OFICINA DE IDÉIAS

Separação de turmas:

Português, Inglês
Arte, Educação Física
Biologia, Ciências, Química e Física
História, Geografia, Sociologia, Filosofia
Matemática

(Instruções anexas)


3º dia – 17/02/10

Organização de agendas
Apresentação do calendário escolar e a grade horária das salas.


Plano de ensino

Momento de os professores se dedicarem ao planejamento geral da disciplina que ensinam.
Neste dia, os professores alinham os planos de ensino, distribuindo os conteúdos que serão trabalhados por BIMESTRE e definindo os principais projetos e sequências didáticas, sempre usando como base o PPP, a matriz curricular da rede e as experiências de cada profissional.
PLANEJAR

Ø Os professores deverão se dedicar a conhecer as turmas com as quais irão trabalhar durante o ano.
Ø Aqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior.
Ø Deverão serem abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações.
Ø Falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Alerta
Fique atento para que mantenham foco no pedagógico e evite que o momento seja usado para disseminar ideias pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.







ANEXO 1

OFICINA DE IDÉIAS


Português, Inglês
Arte, Educação Física
Biologia, Ciências, Química e Física
História, Geografia, Sociologia, Filosofia
Matemática


Instruções Gerais.

Leia com atenção às instruções abaixo e execute as determinações.

Cada grupo terá uma sala disponível para a execução da atividade.
Nessa sala, há materiais pedagógicos de acordo com sua disciplina; utilize pelo menos um deles;
Planeje, execute e relate uma aula com um dos conteúdos disponíveis na sala;

PLANEJAR: Um membro da equipe se encarregará em montar o plano de aula a ser executada:
OBJETIVO, CONTEÚDO, METODOLOGIA, AVALIAÇÃO

EXECUTAR: O membro da equipe sorteado deverá aplicar o plano de aula elaborado para os demais membros da equipe. (NÃO ESQUEÇA DE UTILIZAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS)

AVALIAR: Os membros da equipe que assistiram à aula, nesse momento, farão um relatório crítico sobre o desempenho do professor, dos recursos utilizados, do tempo disponível, a compreensão do conteúdo.

APRESENTAÇÃO: Cada equipe deverá apresentar uma vídeo aula para todo o corpo docente no final do dia. (as câmeras serão disponibilizadas pela coordenação)









O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia. Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração. Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer. Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza...
Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão. Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente. Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta. A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:
- Por que estás a me vigiar, Andala?
- Quero ser uma águia como tu, Yan. Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.
- E como te sentes sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?
- Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho...- O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:
- Todos os dias acordo muito cedo para ver-te voar e caçar. És tão única, tão bela. Passo o dia a observar-te.
- E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.- Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...
- Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia. Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos. Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu. Acredita!
- E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:
- Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias. O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos. Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho. Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido. É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre! Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade. Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles. Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres. Basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!

PLANEJAMENTO 2010






CRONOGRAMA


1º DIA – 11/02/10

7h30 as 12h30

ACOLHIDA BOAS-VINDAS
Os rumos que a escola quer percorrer: Análise dos resultados da escola

PLANEJAMENTO
RESPEITO À DIVERSIDADE
AVALIAÇÃO
TRABALHO EM EQUIPE
FORMAÇÃO
Análise dos resultados da escola: Levantamento de questões que levem à reflexão
PROJETOS
2º DIA – 12/02/10

7h30 as 12h30

OFICINA DE IDÉIAS

Divisão da equipe em grupos, por área de atuação:

PLANEJAR

3º DIA – 17/02/10

7h30 as 12h30

Organização de agendas
Apresentação do calendário escolar e a grade horária das salas.

Plano de ensino

Planejamento geral por disciplina

Organização dos materiais


A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com as nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade com as a pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.







ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ - D.E. JAÚ

MINEIROS DO TIETÊ/SP – FEVEREIRO DE 2010
DIRETORA DE ESCOLA: ICLÉA MARIA BONALDO
VICE-DIRETORA: LUCIANA CRISTINA MANGILLI DE PAULA
COORDENADORAS:
ENSINO FUNDAMENTAL: ANA LÚCIA LUCIANO FELIPE
ENSINO MÉDIO: ELAINE CRISTINA CAMARGO FRAGNAM

PLANEJAMENTO DE ENSINO - 2010

Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria da Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.
Distribuir os conteúdos pelo tempo das aulas é complicado. Para determinar as atividades prioritárias, baseie-se na experiência de anos anteriores e na de colegas. Pense na quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, à elaboração das aulas e à correção de tarefas.
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo. Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
A adequação do ambiente é o primeiro passo para um trabalho produtivo. Por isso, deixe-o arrumado de forma compatível com a atividade a ser realizada. Ao encontrar o pátio com cordas e bolas ou uma sala escura para ouvir histórias de terror, todos se envolvem mais com a proposta de ação.
Não deixe que computadores e materiais específicos para o ensino de Arte ou de Ciências, por exemplo, fiquem encaixotados por falta de iniciativa ou medo de que estraguem. Se isso ocorre em sua escola, procure uma formação específica para utilizar esses recursos adequadamente e compartilhe essa atitude com seus colegas.
Obras de diferentes gêneros que compõem o acervo da escola precisam ficar disponíveis para consulta ou leitura por prazer. Em vez de deixá-las em armários trancados, coloque-as em uma sala de fácil acesso ou na própria classe, em prateleiras ou caixas à vista. Isso incentiva o hábito da leitura e o cuidado no manuseio das publicações.
Ao terminar uma atividade, a responsabilidade por organizar a sala pode ser dividida com toda a turma. Deixar em ordem o ambiente compartilhado com colegas e professores de outras classes demonstra respeito aos demais.
Experimente novos materiais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente. Evite induzir todos os passos dos estudantes e permita que encontrem outras formas de trabalho. Essa mudança de rumo alarga as possibilidades de aprendizagem deles.
Apenas exibir o regulamento que deve ser seguido na escola não convence crianças e jovens e, por isso, não funciona. Os famosos combinados também só são bem aceitos quando feitos coletivamente e não impostos por você de maneira disfarçada. Assim todos veem sentido nas regras e passam a adotá-las.

RESPEITO À DIVERSIDADE
Seu papel na divisão da classe para atividades em equipe é fundamental. Considere muito mais do que afinidades e reúna aqueles com conhecimentos diferentes e próximos, que têm a aprender e ensinar. Explique que todos precisam atuar juntos para trocar informações – o que é diferente de cada um fazer uma parte da tarefa e juntar tudo no fim.
Não existem turmas homogêneas. Para atender os estudantes com diferentes graus de desenvolvimento, são necessárias estratégias variadas. Pense, com antecedência, em atividades que podem ser mais adequadas e desafiadoras para aqueles que não estão no mesmo nível da maioria.
Para que aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais aprendam como os demais, busque ajuda na sala de recursos para fazer adaptações em relação aos materiais usados, ao tempo reservado para as tarefas, aos conteúdos ensinados e ao espaço. Assim, o foco das propostas deixa de ser a deficiência e passa a ser as possibilidades dos alunos.

Em uma sala de aula, cada um tem uma história, vem de uma família diferente e tem uma bagagem de experiências culturais. Valorize essa heterogeneidade e note que a turma não tem uma só identidade, mas é o resultado das características de cada indivíduo.Seu papel também é garantir que se estabeleçam relações de confiança e respeito. Por isso, torne constantes as propostas que proporcionam a cooperação, a amizade, o respeito às diferenças e o cuidado com o outro. Assistir a uma situação em que ocorrem desrespeito ou preconceito sem reagir não condiz com o trabalho docente. Ao ser omisso, você passa uma mensagem à meninada. Por isso, destaque os comportamentos éticos e não deixe que outro tipo de relação faça parte da rotina da escola.
AVALIAÇÃO
Antes de ensinar um conteúdo, faça o diagnóstico. Ele é uma ferramenta rica para registrar em que nível cada um está e o que falta para que os objetivos propostos sejam alcançados. Além disso, considere essas informações até o fim do ano. Elas são úteis para a análise do percurso da garotada.
Os critérios de avaliação devem estar sempre claros. Só quando o estudante sabe os objetivos de cada atividade e o que você espera, ele passa a se responsabilizar pelo próprio aprendizado. Essa prática é ainda mais importante do 6º ao 9º ano, quando há vários professores e é preciso coordenar diferentes maneiras de trabalho
Registrar as atividades e guardar as produções mais relevantes é importante para analisar o percurso de cada um e o que foi vivido em sala. Esse material é útil tanto para você orientar as próximas intervenções como para os pais e futuros professores conhecerem a vida escolar de cada estudante.
Ao desafiar os jovens com questões sobre o que ainda não foi visto em sala, você analisa o percurso que estão construindo e a relação que fazem entre o conhecimento adquirido e informações novas.
O principal objetivo das avaliações não deve ser atender à burocracia, ou seja, determinar as notas a ser enviadas à secretaria. A função delas é mostrar a você e à meninada o que foi aprendido e o que ainda falta. Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos.
Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias ou como trabalhar conteúdos de ensino
Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias ou como trabalhar conteúdos de ensino


TRABALHO EM EQUIPE
Ø Planeje com a ajuda dos colegas
Ø Recorra ao coordenador pedagógico
Ø Discuta sobre o ensino e a aprendizagem
Ø Priorize as relações profissionais

FORMAÇÃO
Ø Identifique e supere suas dificuldades
Ø Mostre seu trabalho em outros lugares
Ø Aprenda com a prática dos outros
Ø Continue os estudos para crescer sempre
Ø Use a tecnologia para ensinar
Ø Assista a palestras sobre sua área
Ø Procure planejar seu futuro


Levantamento de questões que levem à reflexão:
Dos tópicos acima, responda:
1. Quais você teve desempenho satisfatório?
2. Quais você precisa melhorar?

Segundo momento: PROJETOS

Divisão da equipe em grupos, por área de atuação:

A equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP
1. Quais os resultados esperados?
2. Como os pais podem se envolver?
3. Que responsabilidades os alunos terão na organização?
4. Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos?


Professores da 5ª série A
Professores do Projeto de Recuperação
Demais professores para os projetos deste semestre: COPA – AFRICA DO SUL; FESTA JUNINA; SHOW DE TALENTOS (datas, ações)



























2º DIA – 12/02/10

OFICINA DE IDÉIAS

Separação de turmas:

Português, Inglês
Arte, Educação Física
Biologia, Ciências, Química e Física
História, Geografia, Sociologia, Filosofia
Matemática

(Instruções anexas)


3º dia – 17/02/10

Organização de agendas
Apresentação do calendário escolar e a grade horária das salas.


Plano de ensino

Momento de os professores se dedicarem ao planejamento geral da disciplina que ensinam.
Neste dia, os professores alinham os planos de ensino, distribuindo os conteúdos que serão trabalhados por BIMESTRE e definindo os principais projetos e sequências didáticas, sempre usando como base o PPP, a matriz curricular da rede e as experiências de cada profissional.
PLANEJAR

Ø Os professores deverão se dedicar a conhecer as turmas com as quais irão trabalhar durante o ano.
Ø Aqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior.
Ø Deverão serem abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações.
Ø Falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Alerta
Fique atento para que mantenham foco no pedagógico e evite que o momento seja usado para disseminar ideias pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.







ANEXO 1

OFICINA DE IDÉIAS











Português, Inglês
Arte, Educação Física
Biologia, Ciências, Química e Física
História, Geografia, Sociologia, Filosofia
Matemática


Instruções Gerais.

Leia com atenção às instruções abaixo e execute as determinações.

Cada grupo terá uma sala disponível para a execução da atividade.
Nessa sala, há materiais pedagógicos de acordo com sua disciplina; utilize pelo menos um deles;
Planeje, execute e relate uma aula com um dos conteúdos disponíveis na sala;

PLANEJAR: Um membro da equipe se encarregará em montar o plano de aula a ser executada:
OBJETIVO, CONTEÚDO, METODOLOGIA, AVALIAÇÃO

EXECUTAR: O membro da equipe sorteado deverá aplicar o plano de aula elaborado para os demais membros da equipe. (NÃO ESQUEÇA DE UTILIZAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS)

AVALIAR: Os membros da equipe que assistiram à aula, nesse momento, farão um relatório crítico sobre o desempenho do professor, dos recursos utilizados, do tempo disponível, a compreensão do conteúdo.

APRESENTAÇÃO: Cada equipe deverá apresentar uma vídeo aula para todo o corpo docente no final do dia. (as câmeras serão disponibilizadas pela coordenação)