quarta-feira, 1 de abril de 2009

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

As Expectativas de aprendizagem estão intrinsecamente associadas aos conteúdos já apresentados e validados nos Cadernos do Professor. Os conteúdos escolares refletem os significados e valores culturais e sociais que foram e são construídos no infinito processo de interação do ser humano com o mundo natural e social.
Esses conteúdos são atualizados nas práticas de sala de aula quando o professor escolhe as metodologias mais adequadas para a aprendizagem, os recursos didáticos, os processos de avaliação e recuperação.
Os conteúdos são associados às competências e habilidades que os alunos desenvolvem para transformá-los em conhecimento, podem ser expressos em termos das expectativas de aprendizagem, ou seja, um conjunto de “fazeres e saberes” possíveis, a partir da apropriação desses conteúdos.
Ao apresentarmos os conteúdos relacionados às aprendizagens definimos o que esperamos que nossos alunos desenvolvam e estamos também estabelecendo uma relação entre os conteúdos com as reais possibilidades de construção de conhecimentos dos alunos em suas diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo, afetivo e relacional.
O professor é o mediador desse desenvolvimento pessoal, motivo pelo qual sua função é indispensável nesse processo.
As expectativas apresentam quatro funções básicas:
Constituem referenciais para a realização de avaliação diagnóstica dos conhecimentos já dominados (ou não) pelos alunos em cada série/componente curricular, levando-se em conta a implantação do Currículo.
São indicadores de acompanhamento das aprendizagens básicas dos alunos ao longo dos anos escolares, procurando garantir que elas se consolidem e indicando a necessidade de processos de recuperação.
São referenciais mínimos para análise das aprendizagens esperadas e consolidadas dos alunos e as necessidades de revisão do planejamento, inclusive avaliando o grau de implantação do próprio Currículo Oficial proposto.
Oferecem maior clareza entre os elos que interligam a Proposta Curricular e as Matrizes de Referência para a Avaliação-Saresp.

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