terça-feira, 7 de abril de 2009

AGORA ESTAMOS NO PRAL


O PRAL é o portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos estudantes e professores, que podem interagir por meio das ferramentas que oferecemos.


Os professores podem:

comunicar-se com seus alunos

divulgar materiais, notas, datas...

conhecer professores e alunos de todo país

criar páginas para suas turmas gerenciar e compartilhar seus compromissos

criar provas e jogos online

gerar um banco de questões usar um editor colaborativo ...e muito mais!

Os alunos podem:

comunicar-se com seus professores

fazer amizades escolher as cores do seu perfil

escrever um miniblog

consultar suas notas e obter materiais ver as datas importantes de suas turmas

criar sua agenda e compartilhar compromissos

participar de jogos e testes online

cadastrar seu currículo

...e muito mais!
CADASTRE-SE JÁ

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PAUTA DA REUNIÃO DE HTPC 07/04/09


Objetivos:
- socializar experiências em sala de aula/ reunião por área
- rever a sondagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem
- propor metas de melhoria da aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades.
- organizar conteúdos e planos para EJA
- Início: 17h00 às 19h00
- Acolhida
- Avisos Gerais
- Normas normas.doc e preenchimento dos diários de classe;
- Vistando cadernos de preparos de aula;
- Impresso para ser acrescentado ao Planejamento de Ensino: Projetos
- Agrupamentos Produtivos:
Nome dos professores envolvidos, data, local
Identificação de CONTEÚDOS, ESTRATÉGIAS e RECURSOS que foram abordados
Recursos tecnológico a serem considerados;
Ações previstas (sequencia de atividades pretendidas para atacar o índice do IDESP
Assuntos abordados: temas artigos e novas informações;
- Analise dos conteúdos e situações de aprendizagens e suas principais dúvidas ( atividade em grupos)
- Planejamento dos conteúdos e metas do EJA;
- Registros: fazer todos os registros de ocorrências em sala de aula: recuperação, mudanças de planos, discussões, brigas, etc.
- Está no BLOG: http://htpcantonioferraz.blogspot.com/
Aposentadoria Especial para Diretores, Coordenadores e Assessores Pedagógicos
CARTILHA DOS DEVERES E DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANO DE ATIVIDADE EDUCATIVA: Sing me a song





Coordenadoras Pedagógicas
Ana Lúcia e Elaine.

Aposentadoria Especial para Diretores, Coordenadores e Assessores Pedagógicos

SAIU A DECISÃO DO STF, NO DIÁRIO OFICIAL DA JUSTIÇA DE 27/03/2009
O Diário Oficial da Justiça de 27/03/2009 trouxe a Ementa abaixo, que beneficiará com a Aposentadoria Especial do Magistério apenas os Profissionais de Educação que, docentes, exerceram e/ou exercem funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico.
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE MANEJADA CONTRA O ART. 1º DA LEI FEDERAL 11.301/2006, QUE ACRESCENTOU O § 2º AO ART. 67 DA LEI 9.394/1996. CARREIRA DE MAGISTÉRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS EXERCENTES DE FUNÇÕES DE DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO. ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 40, §4º, E 201, § 1º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. INOCORRÊNCIA. AÇÃO JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE, COM INTERPRETAÇÃO CONFORME.
I - A função de magistério não se circunscreve apenas ao trabalho em sala de aula, abrangendo também a preparação de aulas, a correção de provas, o atendimento aos pais e alunos, a coordenação e o assessoramento pedagógico e, ainda, a direção de unidade escolar.
II - As funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico integram a carreira do magistério, desde que exercidos, em estabelecimentos de ensino básico, por professores de carreira, excluídos os especialistas em educação, fazendo jus aqueles que as desempenham ao regime especial de aposentadoria estabelecido nos arts. 40, § 4º, e 201, § 1º, da Constituição Federal.
III - Ação direta julgada parcialmente procedente, com interpretação conforme, nos termos supra.
fonte:http://www.udemo.org.br/

CARTILHA DOS DEVERES E DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.


“Esta lei dispõe sobre a proteção integral á criança e ao adolescente, considera-se criança, para efeitos desta lei, a pessoa até doze(12) anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze (12) e dezoito (18) anosde idad. (Art. 1º e 2º do ECA).”
Está cartilha pretende mostrar a você educador, cidadão, criança, adolescente, poder público, gestores e sociedade que é dever assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes á vida, á saúde, á alimentação, á educação,ao esporte, ao lazer, á profissionalização, á cultura, á dignidade, ao respeito, á liberdade e a convivencia familiar e comunitaria independentemente da idade de cada um.
Sempre que toda criança e adolescente tiver dúvidas a respeito de seus DIREITOS E DEVERES, deverá procurar o CONSELHO TUTELAR.
Porque o CONSELHO TUTELAR tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade á efetivação dos DIREITOS E DEVERES da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar é responsavel:
I- Atender e aconselhar crianças e adolescentes
II - atender e aconselhar os pais e responsáveis na tutela ou guarda de seus filhos
III - Informar os direitos e deveres(limites) da criança e adolescente
IV - Ouvir queixas e reclamações dosdireitos e deveres ameaçados e/ou violados
V - Requisitar serviços públicos nas áreasde saúde, educação, serviço social, prvidencia, trabalho e segurança
VI - Garantir e fiscalizar os direitos e deveres da criança e do adolescente
VII - Participar de ações que combata a violencia, a discriminação no ambiente escolar, familiar e comunitário
DIREITOS
O que é justo conforme a lei:
Privilegio que alguém tem de exigirconjunto de normas e regrasproteção integral.
À vida e saúde
À liberdade, respeito e dignidade
À convivencia familiar e comunitaria
À educação, cultura, esporte e lazer
À profissionalização e proteção ao trabalho.
DEVERES
Cumprir regras e normas
Obedecer a ordens dos pais, familiares e professores
Participar da convivencia familiar e comunitária
Estudar e frequentar a escola
Respeitar todas as pessoas independentesde raça, cor, sexo, religião ou classe social
Praticar os bons costumes
Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade
Preservar os espaços públicos e meio ambientes
Procurar o conselo tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos.
DIREITOS:
VIDA E SAÚDE:
Nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso
Condições originais de saúde e vida
Garantia pelo atendimento pelo sistema unico de saúde(SUS)
Atendimentos especializados
Medicamentos, próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento de habiulitação e reabilitação
Tratamento especializado em depemdencia quimica(alcool, cigarro, maconha, cocaína…)Saneamento básico ( rede de esgoto, tratamento de água)
Prioridade absoluta no atendimento hospitalar e ambulatorial
Politicas públicas voltadas á criança e adolescente.
LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE:
Ir e vir em lougradoros públicos e espaços comunitáriosParticipar da vida familiar e comunitáriaBrincar, praticar esportese divertir-se:
Condições humanas de existencia (moradia descente, ruas das cidadeslimpas e pavimentadas)Liberdade de expressão (expor as idéias dentro do contexto):
Ser respeitado como cidadão de direitos e deveres:
Ser respeitado como pessoas humana em processo de desenvolvimento psicologico e físico.
CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Ser assistido, criado e educado por uma família
Receber sustento, moradia, higiene e vestuário
Convivio com a familia (ser amado e respeitado)Socializar-se com outros crianças e adolescentesIr e vir em ambientes familiares (com pais de moradias diferentes).
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER:
Igualdade de condições para acesso e permanencia na escolaSer respeitado por seus educadores e funcionários:
Organizar e ajudar nas atividades escolaresAcesso a escola pública e gratuita próxima a sua residencia
Atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais na escola regular
Programações educacionais, culturais, esportivos e lazer:
Organizaçao e participação em entidades estudantisEnsimo fundamental, obrigatório e gratuito inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria
Progressiva extensão da obrigatóriedade e gratuitaao ensino médioAtendimento em creche e pré-escola ás crianças de zero a seis anos de idade.
DEVERES:
Respeitar ordens do pai ou rsponsavel legal, familiares, escola, idosos e comunidade em geral:
Respeitar os horrios estabelecidos para crianças e adolescentes
Não permanecer em casas de jogos, bailões , bares e similares além do horario permitido por lei
Participar das atividades familiares e comunitários
Amar as pessoas com quem convive
Respeitar a si mesmo e todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião, classe social ou idade
Ajudar nas tarefas de casa (arrumar seu quarto, secar a louçaentre outras tarefas domésticas isso se chama “educação doméstica”
Ir á escola com frequencia
Participar das atividades educacionais, culturais, esportivas e lazer
Respeitar seus educadores e funcinários da escola
Estudar em horarios fora da escola (em casa e bibliotecas)
Fazer as tarefas diariaments
Perguntar ao professor quando tiver dúvida
Respeitar os colegas de classSer organizado com seus materiais
Manter a escola limpaEstudar com disciplima e postura
Cumprir com os compromissos escolares
Usar uniforme
No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artisticos e historicos proprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdadede criança e o acesso ás fontes de cultura.
Os municipios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para as programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infancia e a juventude( artigos 58 e 59 do ECA)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

As Expectativas de aprendizagem estão intrinsecamente associadas aos conteúdos já apresentados e validados nos Cadernos do Professor. Os conteúdos escolares refletem os significados e valores culturais e sociais que foram e são construídos no infinito processo de interação do ser humano com o mundo natural e social.
Esses conteúdos são atualizados nas práticas de sala de aula quando o professor escolhe as metodologias mais adequadas para a aprendizagem, os recursos didáticos, os processos de avaliação e recuperação.
Os conteúdos são associados às competências e habilidades que os alunos desenvolvem para transformá-los em conhecimento, podem ser expressos em termos das expectativas de aprendizagem, ou seja, um conjunto de “fazeres e saberes” possíveis, a partir da apropriação desses conteúdos.
Ao apresentarmos os conteúdos relacionados às aprendizagens definimos o que esperamos que nossos alunos desenvolvam e estamos também estabelecendo uma relação entre os conteúdos com as reais possibilidades de construção de conhecimentos dos alunos em suas diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo, afetivo e relacional.
O professor é o mediador desse desenvolvimento pessoal, motivo pelo qual sua função é indispensável nesse processo.
As expectativas apresentam quatro funções básicas:
Constituem referenciais para a realização de avaliação diagnóstica dos conhecimentos já dominados (ou não) pelos alunos em cada série/componente curricular, levando-se em conta a implantação do Currículo.
São indicadores de acompanhamento das aprendizagens básicas dos alunos ao longo dos anos escolares, procurando garantir que elas se consolidem e indicando a necessidade de processos de recuperação.
São referenciais mínimos para análise das aprendizagens esperadas e consolidadas dos alunos e as necessidades de revisão do planejamento, inclusive avaliando o grau de implantação do próprio Currículo Oficial proposto.
Oferecem maior clareza entre os elos que interligam a Proposta Curricular e as Matrizes de Referência para a Avaliação-Saresp.

PLANO DE ATIVIDADE EDUCATIVA: Sing me a song

Professor: Carlos Augusto Carneiro Kesseli Disciplina: Língua Inglesa.

Tipo de atividade: Aula Duração: 100 minutos – 2 aulas
Título: Sing me a song! Tema: Songs in the classroom
Série: 1ªs Nível: Ensino Médio Período: Manhã
Conexões interdisciplinares: Língua Portuguesa - Língua Inglesa - Arte - Educação Física - História - Geografia

Objetivos:
O objetivo principal é possibilitar ao aluno a oportunidade de apresentar seus valores artísticos e a uma ocasião para o desenvolvimento de trabalho em equipe, integrando-o a toda comunidade. Outro objetivo é colocar em discussão, por meio da música e da dança, assuntos urgentes da sociedade moderna, como temas transversais, trazendo para a escola, atividades diferenciadas que produzam uma maior visibilidade, motivação e envolvimento de todos. Outros objetivos: comtemplar a diversidade cultural; despertar o interesse pela cultura de outros povos e nações; identificar a influência das diferentes culturas na sociedade moderna; despertar talentos na escola; formar o gosto e a visão crítica do adolescente pela produção artística, especialmente pela música e a dança;explorar as estruturas lingüísticas da língua inglesa já estudadas; reconhecer diferentes formas de linguagens da língua inglesa; melhorar o rendimento escolar;desenvolver a cooperação e o trabalho coletivo; promover o protagonismo juvenil; tornar a aula mais atrativa e prazerosa.

Conteúdos:
Conceituais: Verb to be; Simple tenses of the verbs; Personal Pronouns (subjetives and objectives); Possessives (adjectives and pronouns); Adverbs
Procedimentais: Utilização das TICs como recursos pedagógico; uso da Internet como ferramenta de pesquisa; emprego da ferramenta “Songs” do programa Circuit
1 – Interaction Students.; escolha musical para ser apresentada a classe e posteriormente, no festival de música; desenvolvimento de estratégias de leitura e construção de textos; criação e interpretação de músicas inéditas e músicas consagradas.
Atitudinais: Respeito à diversidade cultural; importância da língua inglesa na sociedade moderna e globalizada;Conhecimento da ética e da crítica quanto ao uso da Internet e seus recursos; Cooperação e trabalho em equipe; Autonomia para a construção do conhecimento.

Estratégia:
Explorar e desenvolver as atividades das unidades Songs e Website. Em sites especializados, os jovens buscarão músicas do gosto pessoal de cada um. Posteriormente, devem escolher uma música de consenso, imprimí-la e distribuir a todos os alunos (importante que eles escolham a música, pois ela terá o objetivo de motivar a classe toda). Para que gravem a pronúncia e a melodia, é recomendado que ouçam a canção por diversas vezes, acompanhando-a pela letra. Baseado no conhecimento prévio do estudante, o professor deverá mediar um debate e comentar o tema e o assunto abordado de maneira contextualizada à sua realidade. Em seguida, esclarecerá as estruturas lingüísticas contidas na letra da música e ajudará na sua tradução. Após todos ouvirem e cantarem, o professor levará seus alunos a produzir um texto argumentativo sobre o tema abordado na música.

Sites na Internet: www.cante.com.br www.vagalume.com.br www.cifrasclube.com.br www.google.com.br www.youtube.com

Recursos necessários:
Equipamento: Computadores, fones de ouvido, impressora, microfone, máquina fotográfica, aparelho de som.
Softwares: Interaction Students – Circuit 1

Materiais de consumo: papel sulfite, tinta para impressora, dicionário de inglês

Avaliação: Observação do cumprimento de todas as ações e metodologias durante o desenvolvimento do projeto. Registro dos aspectos positivos e negativos e socialização do resultado final.


OBS: Esta aula é parte de um projeto educativo interdisciplinar desenvolvido na unidade escolar anualmente, inserido no calendário escolar, envolvendo alunos e professores do ensino fundamental e ensino médio em todas as áreas do conhecimento, que se encerra no final do mês de outubro com a realização do International Music & Dance Festival, com participação dos talentos musicais de nossa escola.

HTPC - Semana: 31/03 a 03/04


- 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2009 – inscrições: http://www.obmep.org.br/ – ficarão abertas até o dia 15/05/09.
- XXV Olimpíada de Matemática da Unicamp - 2009 – EM – a ficha de inscrição e o cronograma: olimpíada@ime.unicamp.br – deve ser enviada até 24/04/09.
- V Olimpíada Brasileira de Biologia – informações: http://www.anbiojovem.org.br/.
- Atualização da lista de alunos

- Texto: Janela de Johari

- Atividade com desenho

- Reunião com professores da 5ª C - nível de aprendizagem

- Chamada diária: colocar as faltas dos alunos na lousa já na primeira aula

Dúvidas: Período da manhã – PCEF Ana Lucia e PCEM Elaine

Períodos da tarde– PCEF Ana Lúcia

Período da noite: PCEM Elaine