Elaboração: Noraly Shawen Liou “O que os cientistas podem fazer, e isso está virando moda nas universidades americanas, é usar filmes para educar seus alunos sobre o que é cientificamente correto e o que é absurdo. Ou seja, usar o cinema como ferramenta pedagógica. Os alunos certamente prestarão muito mais atenção e será possível educar a população para que, no futuro, um número cada vez maior de pessoas possa discernir o real do imaginário.”Trecho retirado do blog de Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos.
(Acesso em: 11, nov. 2010)
Trabalhar com filmes em sala de aula pode ser extremamente gratificante, pois invariavelmente os resultados alcançados superam as expectativas dos professores. Para que isso aconteça é necessário um bom planejamento de cada passo dessa iniciativa, além é claro de se observar eventuais inconsistências entre ciência e ficção.
Confira alguns filmes que, além de entreter, podem proporcionar discussões interessantes para as aulas de Biologia.
1- Vida de Inseto. 1998. (A Bug’s Life)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Organização social das formigas; Morfologia dos grupos de invertebrados (hexápodes, crustáceos e aracnídeos).
2- Osmose Jones. 2001. (Osmosis Jones)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Vírus; Infecção; Sistema Imunológico; Leucócitos.
3- Era do Gelo. 2002. (Ice Age)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Aumento da temperatura da Terra (Aquecimento Global); Perda de hábitat.
4- O Núcleo – Missão ao centro da Terra. 2003. (The Core)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Constituição e estrutura da Terra; Formação dos fundos oceânicos e Fossa das Marianas.
5- Procurando Nemo. 2003. (Finding Nemo)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Territorialidade, característica comum aos peixes que compartilham seu hábitat com anêmonas; Características reprodutivas dos peixes (podem desovar de 100 a 1.000 ovos próximo do seu território); Diversidade de animais e subdivisões do ambiente marinho, conservação; Diversidade de animais invertebrados (Poríferos, Cnidários, Equinodermos); Diversidade de animais vertebrados marinhos (peixes que habitam o recife de coral, peixes da zona abissal; Peixes ósseos e cartilaginosos; Répteis e mamíferos marinhos e aves; Sistema respiratório dos peixes; Sistema respiratório e digestório de Cetáceos (baleias); Correntes marítimas.
6- A Marcha dos Pinguins. 2005.(La marche de l'empereur)
Conceitos que pode ser discutidos em sala e aula: Diversidade da fauna africana; Conservação e reintrodução de animais nascidos em cativeiro ao seu hábitat natural.
7- Uma verdade inconveniente.2006. (An Inconvenient Truth)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Causas e consequências do aquecimento global; Medidas mitigadoras para o aquecimento global.
8- Avatar. 2009. (Avatar)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Ecossistemas, interações entre os organismos, equilíbrio do ecossistema.
9- Uma noite no museu. 2006.(Night at the museum)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Importância de museus; Museu Americano de História Natural; Preservação de peças e animais pelos museus; História evolutiva dos hominídeos.
10- Gattaca - Experiência Genética.1997. (Gattaca)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Predisposição genética, Organismos geneticamente modificados; A molécula de DNA; Ética.
11- A Ilha. 2005. (The island)
Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Processo de clonagem; Questões éticas na clonagem humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário