CRONOGRAMA DO
PLANEJAMENTO 2013
“Pode acontecer então que voltar atrás seja
uma maneira
de seguir adiante.” BERMAN
Das 8h00 às 13h00
1º
dia: 28/02/13
1.
Boas-
vindas pela equipe de direção e explanação sobre como será os dois dias de
planejamento.
2.
Dinâmica
dos 3 animais.
3.
A
Floresta Ameaçada – identifique-se com o animal da floresta
4.
Sensibilização:
vídeo: Shaun the sheet https://www.youtube.com/watch?v=RqjVhxxShs8 – reflexão sobre a educação;
5.
Panorama
da escola: Relatório de 2012: aprovados, retidos, evadidos etc.
Apresentação dos ambientes, materiais
etc.
- Depoimento da professora Célia.
- Falando sobre a merenda e
cafezinhos.
- Secretaria
- Sala de leitura
- Escola da Família _ Vanda
6.
Café:
10h00
7.
A
importância do Planejamento (slides)
8.
Divisão
de 4 grupos: questões
9.
Leitura
do texto de Vasco Moretto
1º Dia - 28/02/2013
1.
Sensibilização:
Monkey Spoon
2.
Datas
importantes do Calendário Escolar 2013
3.
Avaliação
de Aprendizagem em Processo
4.
Projetos
da SEE e da Escola:
- EJA – adaptação curricular
- Prevenção e Comunidade Presente
- Cinema e Currículo
- Inglês e Espanhol online
- PRODESC
- Sala de Leitura
-
Projeto de Recuperação Contínua e
-
- Feira de Ciências e Tecnologia
-
- Festa Junina
-
- Consciência Negra
5.
Café:
10h00
5. Divisão dos professores por
área: Como preparar um plano de ensino.
6. Avaliação dos encontros
Reunião de Professores - Texto para reflexão
A floresta ameaçada
(Chico
dos Bonecos – Adaptação: Maria Irene Pereira Vale)
Os
bichos da Brejaúva viviam contentes na floresta. A natureza era boa e esbanjava
saúde.
Mas...
Alguma coisa estranha começou a acontecer. As árvores eram derrubadas e os rios
estavam imundos. E os bichos? Os bichos viviam brigando e não conversavam uns
com os outros.
Então...
Alguns bichinhos tomaram uma atitude: convidaram a bicharada da floresta da
Brejaúva para "Um grande encontro geral". Tico-tico, Marreco, Sapo,
Coelho, todos saíram por aí avisando, convidando, anunciando...
No dia
marcado para a reunião, na hora marcada, no local marcado (debaixo da enorme
paineira), começou a reunião:
_ Esta
floresta está muito esquisita! Precisamos acabar com essa esquisitice e fazer
dessa floresta uma festa!
Assim
começou o "Grande encontro geral". A conversa estava muito animada
mas logo começou uma confusão danada! Cada bicho tinha uma mania!
A Onça
só quer mandar em todo mundo.
O
Papagaio só fala, fala sem parar e não fala nada que se aproveite.
O Boi
é aquela molezazaza.. . Pesadão, sossegado, paradão, tranquilo. Não sabe da
força que tem. Fica remoendo as idéias. Demora uma eternidade para falar alguma
coisa.
A
Preguiça encosta numa pedra e puxa aquela soneca...
O
Cavalo é uma brutalidade! Dá coices sem parar!
A
Coruja nunca dá opinião. Está sempre de cara feia, mas presta uma atenção...
A
Borboleta não pára quieta. Pula de um assunto para o outro. Não sabe o que está
acontecendo na reunião, colhendo apenas o que já está pronto.
O
Macaco sempre fazendo macaquices, tempo todo...
O
Pavão fica sempre de leque aberto. Considera-se o mais bonito, o mais
inteligente, o sabe tudo. Só quer aparecer.
A
Cobra traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. Está
sempre fazendo fofoca.
O Gato
fica em cima do muro. Mia... Mia... Não decide por uma posição. É covarde e
está sempre na tocaia.
O
Pombo sempre de conversinhas com o colega do lado.
O
Urubu só vê carniça. É pessimista e descrente. Só quer ver o grupo morrer. Não
acredita que propostas de modificações surtam efeito.
A
Galinha d'angola não acredita em si mesma. O seu lema é "tô fraco... tô
fraco..."
O Pato
só quer sombra e água fresca. Não se envolve com nada e não quer saber de nada.
A
Cigarra é omissa. Só gosta de cantar e está sempre na sua. O mundo pode acabar
que ela não se preocupa.
O Leão
é o todo poderoso, o rei de todos. Domina o grupo e faz tudo sozinho. Quando
urra, todos se calam.
O
Ratinho fica escondido pelos cantos. Tem medo dos outros animais. Sempre
calado, se sente inferior.
A
Hiena não tem opinião própria. Puxa o maior saco do leão e só gosta de quem
está no poder.
A
Lagartixa concorda com tudo com a cabeça. Quando diz alguma coisa, fala:
"É isto mesmo".
A
Formiga trabalhadora e ativista. Faz muita coisa, mas sem pensar. Não planeja e
nem avalia. Vive abarrotada de serviço.
Amigo
e amiga, responda com exatidão: Como pode essa bicharada chegar a uma
conclusão?
Essa
reunião atrapalhada, sem mão nem contramão, vai virar uma bananada, vai trazer
chateação!
Responda com urgência! Vivemos nesta “Floresta”,
todos precisamos uns dos outros. Você se viu em qual desses animais? Ou apenas
reconheceu os animais em outras pessoas????? Reflita.
PLANEJAR: por quê? (resumo Vasco Moretto)
A
SECRETARIA DO ESTADO DA
EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DO ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE
ENSINO DE JAÚ/SP
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ
Fone (014)
3646 1304 – Mineiros do Tietê/SP
e-mail:
escolaantonioferraz@gmail.com
AVALIAÇÃO
Planejamento
e Diretrizes para 2013.
DATA 28/02 e 1º/03/13
1-O
que acharam relevantes a cerca dos temas trabalhados?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Quais
aspectos dos temas trabalhados você considera que ainda precisam ser
aprofundados?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Refletindo
sobre a importância do Professor Coordenador como mediador, quais temas você
sugere para as próximas Orientações Técnicas para que a equipe avance com eficiência na gestão escolar ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Deixe
suas considerações finais sobre a formação de hoje...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário