sexta-feira, 8 de março de 2013

PAUTA DA ATPC 05 de março de 2013



  1. Sensibilização: Pra ser feliz – Daniel
  2. A importância dos registros
Þ    Preenchimento do diário de classe
Þ    Portfólios
  1. Avaliação de Aprendizagem em Processo – Comentários e Orientações Pedagógicas (análises e planilhas de correção)
  2. Reforma Ortográfica – dicas
  3. IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
  4. Normas de conduta: revendo rumos e combinados
  5. Alunos:
- LUANA DA SILVA BUENO – 2ª B (dependência de Português, Matemática e Biologia na 1ª série ___)
- TATIANE CRISTINA PORFÍRIO – 3ª EJA (dependência de Matemática, Biologia da 2ª EM  ___)
- Alunos que estudam fora só poderão sair da classe para almoçar às 12h05 se apresentar carteirinha com autorização)
8. Outros assuntos:

Responsáveis: PC EF Ana Lúcia, PC EM Cláudia


CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO 2013
 “Pode acontecer então que voltar atrás seja uma maneira
de seguir adiante.”  BERMAN
Das 8h00 às 13h00
1º dia: 28/02/13
1.           Boas- vindas pela equipe de direção e explanação sobre como será os dois dias de planejamento.
2.           Dinâmica dos 3 animais.
3.           A Floresta Ameaçada – identifique-se com o animal da floresta
4.           Sensibilização: vídeo: Shaun the sheet  https://www.youtube.com/watch?v=RqjVhxxShs8 – reflexão sobre a educação;
5.           Panorama da escola: Relatório de 2012: aprovados, retidos, evadidos etc.
Apresentação dos ambientes, materiais etc.


- Depoimento da professora Célia.
- Falando sobre a merenda e cafezinhos.
- Secretaria
- Sala de leitura
- Escola da Família _ Vanda



6.           Café: 10h00

7.           A importância do Planejamento (slides)
8.           Divisão de 4 grupos: questões
9.           Leitura do texto de Vasco Moretto

1º Dia - 28/02/2013

1.           Sensibilização: Monkey Spoon 
2.           Datas importantes do Calendário Escolar 2013

3.           Avaliação de Aprendizagem em Processo

4.           Projetos da SEE e da Escola:

- EJA – adaptação curricular


- Prevenção e Comunidade Presente 
- Cinema e Currículo
- Inglês e Espanhol online
- PRODESC
- Sala de Leitura
-   Projeto de Recuperação Contínua e 
  
      Professor Auxiliar
-   - Feira de Ciências e Tecnologia
-   - Festa Junina
-   - Consciência Negra




5.           Café: 10h00

5. Divisão dos professores por área: Como preparar um plano de ensino.
  6.       Avaliação dos encontros
Reunião de Professores - Texto para reflexão
A floresta ameaçada

(Chico dos Bonecos – Adaptação: Maria Irene Pereira Vale)

Os bichos da Brejaúva viviam contentes na floresta. A natureza era boa e esbanjava saúde.
Mas... Alguma coisa estranha começou a acontecer. As árvores eram derrubadas e os rios estavam imundos. E os bichos? Os bichos viviam brigando e não conversavam uns com os outros.
Então... Alguns bichinhos tomaram uma atitude: convidaram a bicharada da floresta da Brejaúva para "Um grande encontro geral". Tico-tico, Marreco, Sapo, Coelho, todos saíram por aí avisando, convidando, anunciando...
No dia marcado para a reunião, na hora marcada, no local marcado (debaixo da enorme paineira), começou a reunião:
_ Esta floresta está muito esquisita! Precisamos acabar com essa esquisitice e fazer dessa floresta uma festa!
Assim começou o "Grande encontro geral". A conversa estava muito animada mas logo começou uma confusão danada! Cada bicho tinha uma mania!
A Onça só quer mandar em todo mundo.
O Papagaio só fala, fala sem parar e não fala nada que se aproveite.
O Boi é aquela molezazaza.. . Pesadão, sossegado, paradão, tranquilo. Não sabe da força que tem. Fica remoendo as idéias. Demora uma eternidade para falar alguma coisa.
A Preguiça encosta numa pedra e puxa aquela soneca...
O Cavalo é uma brutalidade! Dá coices sem parar!
A Coruja nunca dá opinião. Está sempre de cara feia, mas presta uma atenção...
A Borboleta não pára quieta. Pula de um assunto para o outro. Não sabe o que está acontecendo na reunião, colhendo apenas o que já está pronto.
O Macaco sempre fazendo macaquices, tempo todo...
O Pavão fica sempre de leque aberto. Considera-se o mais bonito, o mais inteligente, o sabe tudo. Só quer aparecer.
A Cobra traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. Está sempre fazendo fofoca.
O Gato fica em cima do muro. Mia... Mia... Não decide por uma posição. É covarde e está sempre na tocaia.
O Pombo sempre de conversinhas com o colega do lado.
O Urubu só vê carniça. É pessimista e descrente. Só quer ver o grupo morrer. Não acredita que propostas de modificações surtam efeito.
A Galinha d'angola não acredita em si mesma. O seu lema é "tô fraco... tô fraco..."
O Pato só quer sombra e água fresca. Não se envolve com nada e não quer saber de nada.
A Cigarra é omissa. Só gosta de cantar e está sempre na sua. O mundo pode acabar que ela não se preocupa.
O Leão é o todo poderoso, o rei de todos. Domina o grupo e faz tudo sozinho. Quando urra, todos se calam.
O Ratinho fica escondido pelos cantos. Tem medo dos outros animais. Sempre calado, se sente inferior.
A Hiena não tem opinião própria. Puxa o maior saco do leão e só gosta de quem está no poder.
A Lagartixa concorda com tudo com a cabeça. Quando diz alguma coisa, fala: "É isto mesmo".
A Formiga trabalhadora e ativista. Faz muita coisa, mas sem pensar. Não planeja e nem avalia. Vive abarrotada de serviço.
Amigo e amiga, responda com exatidão: Como pode essa bicharada chegar a uma conclusão?
Essa reunião atrapalhada, sem mão nem contramão, vai virar uma bananada, vai trazer chateação!

Responda com urgência! Vivemos nesta “Floresta”, todos precisamos uns dos outros. Você se viu em qual desses animais? Ou apenas reconheceu os animais em outras pessoas????? Reflita.

 
PLANEJAR: por quê? (resumo Vasco Moretto)


A       

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DO ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO DE JAÚ/SP

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ

Fone (014) 3646 1304 – Mineiros do Tietê/SP
e-mail: escolaantonioferraz@gmail.com


AVALIAÇÃO
Planejamento e Diretrizes para 2013.


DATA 28/02 e 1º/03/13

1-O que acharam relevantes a cerca dos temas trabalhados?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Quais aspectos dos temas trabalhados você considera que ainda precisam ser aprofundados?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Refletindo sobre a importância do Professor Coordenador como mediador, quais temas você sugere para as próximas Orientações Técnicas para que a equipe  avance com eficiência na gestão escolar ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Deixe suas considerações finais sobre a formação de hoje...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________