ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ
COPA
DO MUNDO 2014
Aproveitando clima da Copa 2014 no Brasil e com os
objetivos de:
ü
Estimular no aluno a capacidade
de liderar, criar e organiza-se;
ü
Desenvolver em toda equipe
docente e discente a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos;
ü
Possibilitar aos alunos a
ampliação do seu conhecimento de mundo, relacionando os conteúdos estudados com
a realidade ao seu redor e elaborar uma pesquisa aprofundando os conhecimentos
sobre os diversos aspectos do país estudado, para que também seja apresentada
na noite do evento
Esta atividade tem caráter abrangente envolvendo
aspectos sócio-culturais de diversos países, que serão abordados através da
música, dança, culinária, geografia, histórias, dentre outros.
O projeto abrange uma pesquisa aprofundada referente
aos seguintes aspectos de cada país estudado:
I- ASPECTOS HISTÓRICOS
Surgimento ou descobrimento, povos que influenciaram
a história, principais fatos históricos ocorridos no País.
Comparar historicamente o país estudado em tempos
diferentes, a história do país na época da formação e atualmente.
Identificar o sistema político, sistema educacional e
pessoas que tiveram grande importância na história do país.
II- ASPECTOS CULTURAIS
Danças, comidas típicas, músicas, folclore,
arquitetura, artesanato, destaque nas artes, curiosidades sobre o país e povos
nativos e seus colonos. Relatar sobre a cultura do país.
III- ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS
Clima, mapa, bandeira, hidrografia, fronteiras do país,
extensão territorial, renda per capita, densidade demográfica e economia do
país.
IV- ASPECTOS CIENTÍFICOS E NATURAIS
Riquezas minerais, recursos naturais, fauna, flora,
tipo de vegetação, solo, descobertas científicas e avanços tecnológicas.
Identificação das ciências, em especial a Matemática, no processo de
crescimento do país.
Justificativa:
Trabalhar as Nações e suas origens em conjunto com todas as disciplinas e anos do Ensino Fundamental e Médio
OBJETIVOS:
- Resgatar a
importância de cada Nação;
- Repassar os valores
culturais
·
Ampliar
o contato com as diversas influências de diferentes Nações na formação do povo
brasileiro e da sua cultura;
·
Desenvolver
a criatividade, o gosto por músicas e danças folclóricas, habilidades de
pesquisa, como também a linguagem oral e escrita.
DESENVOLVIMENTO:
Cada turma escolherá um país para apresentar durante a feira.
Deverá ser pesquisado :
- Usos e costumes ;
- Língua falada ;
- Trajes ;
- Músicas ;
- Principais cidades ;
- Comidas típicas ;
- Religião ;
- Dança ;
- Localização geográfica
.
Período:
Março/ Abril/ Maio
PAISES PARTICIPANTES DA COPA DE 2014
- MEXICO
- URUGUAI
- FRANÇA
- ARGENTINA
- NIGERIA
- COREIA DO SUL
- GRECIA
- INGLATERRA
- ESTADOS UNIDOS
- ARGELIA
- ESLOVÊNIA
- ALEMANHA
- AUSTRALIA
- GANA
- SÉRVIA
- HOLANDA
- DINAMARCA
- JAPÃO
- CAMAROÊS
- ITALIA
- PARAGUAI
- NOVA ZELANDIA
- ESLOVAQUIA
- BRASIL
- COREIA DO NORTE
- COSTA DO MARFIM
- PORTUGAL
- ESPANHA
- SUIÇA
- HONDURA
- CHILE
Revista Nova Escola
Culminância:
Apresentação da feira com danças,
comidas típicas e trajes característicos.
Exposição de trabalhos e fotos.
Torneio de futebol Interclasses
Avaliação:
Desenvolvimento das aulas,
participação.
Boa tarde! Gostei muito roteiro , na minha escola , vai fazer este projeto.
ResponderExcluir