1- Reflita sobre o vídeo: “ O que não
me mata me fortalece!” ( http://youtu.be/0vkrTsZT_xU)
Discussão do assunto e leitura do texto? “A importância do
plano de aula”
3- Uso do DVD – só será permitido o uso
com agendamento antecipado – POR FAVOR, PEDIMOS A COMPREENSÃO
pois temos em média 60 professores e todos têm o mesmo direito.
4- Socialização da OT de 24/04/13 –
Elaboração de questões para o simulado de Geografia e História
- Geografia: 3 questões sobre a Situação de Aprendizagem 2 –
3º Bimestre – 6ª série
- História:
____________________________________________________________
5- Desenvolvimento de uma sequência didática
tendo como suporte metodológico um texto de divulgação científica – “As cidades
do mundo”
6- Curso de cartografia: ainda há tempo
para inscrição
7- Levantamento da Opinião dos Alunos
para responder à “Pesquisa Kit Material Escolar 2013 – EF e EM”
8- Dicas do novo acordo ortográfico:
AS CIDADES DO MUNDO
Organização da sala: alunos sentados em círculo ou semi círculo,
organizados em duplas previamente estabelecidas pelo professor. Critério do
agrupamento: ter na dupla um aluno com leitura mais fluente.
Objetivo: mobilizar as habilidades de leitura, na tentativa de
(re)construir os sentidos do texto.
Orientações ao professor:
1.
Explicar aos alunos a finalidade da atividade. Comentar que farão algumas atividades
que tem como objetivo ampliar a competência em relação à pratica da leitura.
2. Entregar o texto
aos alunos, informando sobre o livro.
3- Solicitar que um
aluno leia em voz alta apenas o título do texto. Pedir que a turma antecipe
possíveis conteúdos a partir do título. Registrar na lousa as hipóteses
levantadas pelos alunos;
4- Ler todos os
subtítulos e questionar quais lugares do mundo o texto vai abordar. O que isso
representa pensando em espaço?
5. Indicar um aluno para ler o 1º
parágrafo. Após a leitura solicitar que o grupo diga o que entendeu. Peça que voltem ao texto para confirmar seu
comentário. Depois solicite que o grupo
retome as hipóteses levantadas verificando quais possuem potencial
de confirmação e quais não.
6. Em seguida pedir
a um aluno com leitura fluente que leia o próximo subtítulo. A partir das
informações trazidas nesse trecho solicitar
aos alunos que indiquem:
·
O que podemos falar sobre as cidades europeias?
·
Conforme vão oferecendo as informações solicitadas pedir que
os alunos localizem no texto os trechos correspondentes e grifem.
7. Depois disso, peça
a outro aluno que leia o próximo trecho. Nesse momento os alunos escolhidos
deverão ser aqueles com leitura mais fluente. É importante que o momento não
seja transformado em uma leitura “jogralizada”.
·
Que informações temos sobre as cidades da América do norte
·
Que relação podemos estabelecer entre a Europa e a América do
Norte?
8. Em seguida
propor que o grupo comente as informações principais trazidas no texto.
·
Depois da leitura do texto, voltar as hipóteses levantadas
inicialmente para validar ou não.
9.
Para finalizar propor que o grupo escreva “ Você sabia que “ com as informações
do texto para afixar no mural da escola.
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