segunda-feira, 29 de abril de 2013

PAUTA DA ATPC 30 de abril de 2013


1-       Reflita sobre o vídeo: “ O que não me mata me fortalece!” (http://youtu.be/0vkrTsZT_xU) 
2-       Vídeo – Didática - Estratégias de Ensino (https://www.youtube.com/watch?v=vuvhKS-fApQ
Discussão do assunto e leitura do texto? “A importância do plano de aula”
3-       Uso do DVD – só será permitido o uso com agendamento antecipado – POR FAVOR, PEDIMOS A COMPREENSÃO pois temos em média 60 professores e todos têm o mesmo direito.
4-       Socialização da OT de 24/04/13 – Elaboração de questões para o simulado de Geografia e História
- Geografia: 3 questões sobre a Situação de Aprendizagem 2 – 3º Bimestre – 6ª série
- História: ____________________________________________________________
5-       Desenvolvimento de uma sequência didática tendo como suporte metodológico um texto de divulgação científica – “As cidades do mundo”
6-       Curso de cartografia: ainda há tempo para inscrição
7-       Levantamento da Opinião dos Alunos para responder à “Pesquisa Kit Material Escolar 2013 – EF e EM”
8-       Dicas do novo acordo ortográfico:








AS CIDADES DO MUNDO 

Organização da sala: alunos sentados em círculo ou semi círculo, organizados em duplas previamente estabelecidas pelo professor. Critério do agrupamento: ter na dupla um aluno com leitura mais fluente.
Objetivo: mobilizar as habilidades de leitura, na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.
Orientações ao professor:
1. Explicar aos alunos a finalidade da atividade. Comentar que farão algumas atividades que tem como objetivo ampliar a competência em relação à pratica da leitura.
2. Entregar o texto aos alunos, informando sobre o livro.
3- Solicitar que um aluno leia em voz alta apenas o título do texto. Pedir que a turma antecipe possíveis conteúdos a partir do título. Registrar na lousa as hipóteses levantadas pelos alunos;
4- Ler todos os subtítulos e questionar quais lugares do mundo o texto vai abordar. O que isso representa pensando em espaço?
5. Indicar um aluno para ler o 1º parágrafo. Após a leitura solicitar que o grupo diga o que entendeu.  Peça que voltem ao texto para confirmar seu comentário. Depois solicite  que o grupo retome as hipóteses levantadas verificando quais possuem potencial de confirmação e quais não.
6. Em seguida pedir a um aluno com leitura fluente que leia o próximo subtítulo. A partir das informações trazidas nesse trecho  solicitar  aos alunos que indiquem:
·         O que podemos falar sobre as cidades europeias?
·         Conforme vão oferecendo as informações solicitadas pedir que os alunos localizem no texto os trechos correspondentes e grifem.

7. Depois disso, peça a outro aluno que leia o próximo trecho. Nesse momento os alunos escolhidos deverão ser aqueles com leitura mais fluente. É importante que o momento não seja transformado em uma leitura “jogralizada”.
·         Que informações temos sobre as cidades da América do norte
·         Que relação podemos estabelecer entre a Europa e a América do Norte?

8. Em seguida propor que o grupo comente as informações principais trazidas no texto.
·         Depois da leitura do texto, voltar as hipóteses levantadas inicialmente para validar ou não.
9. Para finalizar propor que o grupo escreva “ Você sabia que “ com as informações do texto para afixar no mural da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário