“Apenas quando
somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la”.
Bertolt Brecht
coordenadoras pedagógicas: Ana Lúcia
Luciano Felipe
Cláudia Regina Cippola Vendramini
1. Informes
· Passeio SESC
– exposição Rua do Porto– dia 22/10 (à noite)
e dia 24/10/13 (manhã)
· Recadastramento anual aniversariantes do mês – não
esquecer.
·
SARESP – orientações:
Þ
Questionários pais e
alunos – de 21 a
28/10:
Þ
Professores
interessados em ser aplicador no SARESP (planilha anexa)
Þ
Dia 26/11 = Português
e Matemática; dia 27/11 = História e Geografia; Ciências será sorteado uma
escola
Þ
Questionários para
professores de 02 a
14/11
·
Professor
interlocutor – 7ª série D – professores que atuam nessa sala deverão preencher
relatório sobre o aluno com deficiência auditiva: CRISTIAN CANDIDO.
·
Dicionários de
Inglês e outros materiais utilizados: favor contar e recontar quando
distribuídos, pois estão sumindo e zelar para conservá-los em bom estado.
Texto para estudo e reflexão: ENSINO NA SOCIEDADE DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA
DA INSEGURANÇA (Andy Hargreaves)
Caros Professores,
Neste aula entraremos em contato com uma das
obras da Bibliografia parte comum dos concursos da SEE-SP.
Trata-se do livro ENSINO NA SOCIEDADE DE
CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA (Andy Hargreaves).
Vamos estudar e ao mesmo tempo fazer um
paralelo entre a obra e a nossa prática profissional pensando na sala de aula,
nas nossas aulas.
Nesta semana abordaremos uma análise dos
capítulos II e III.
Para responder as questões baseie-se nos textos
apresentados e em suas experiências profissionais.
Bom trabalho!
ENSINO NA SOCIEDADE DE
CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA
(Andy Hargreaves)
Nesta obra, Hargreaves
analisa o significado da expressão "sociedade do conhecimento'" e
suas implicações na vida dos professores da atualidade. Embora baseado em
experiências norte-americanas e canadenses, as reflexões do autor tem
repercussões mundiais, isto porque, a sociedade do conhecimento depende das
escolas como um todo para tornar-se uma sociedade aprendente criativa e
solidária. Ao longo de todo o livro o autor deixa claro que o futuro da
transformação educacional deve basear-se em um pequeno número de políticas
estratégicas, mas que com um poder de “alta alavancagem” e bem articuladas com
redes de apoio serão responsáveis pela melhora na qualificação da prática
docente.
CAPÍTULO 2 - O ENSINO
PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: DO VALOR DO DINHEIRO AOS VALORES DO BEM
Ensinar para além da
economia do conhecimento significa desenvolver os valores e as emoções do
caráter dos jovens, ressaltar a aprendizagem emocional na mesma medida que a
cognitiva, estabelecer compromissos com a vida coletiva e não apenas com o
trabalho em equipe de curto prazo e cultivar uma identidade cosmopolita que
suporte tolerância com diferenças de raça e gênero, responsabilidade para com
os grupos excluídos dentro e além da própria sociedade.
Com este propósito, os
professores devem se comprometer com o desenvolvimento e com a aprendizagem
profissional formal, trabalhar com os colegas em grupos de longo prazo, e ter
oportunidades para ensinar e aprender em diferentes contextos e países. Para
tais compromissos existem desafios, um destes é equilibrar as forças caóticas
do risco e da mudança com uma cultura de trabalho capaz de gerar coerência
entre as muitas iniciativas que a escola tem buscado. A sociedade do
conhecimento é, de várias maneiras, mais uma sociedade do entretenimento na
qual imagens fugazes, prazer instantâneo e pensamento mínimo fazem com que nos
divirtamos até a morte...
Na economia do conhecimento,
o consumidor é o centro, para a maioria das pessoas, a opção está inversamente
relacionada à significação. Ensinar, para além do conhecimento, implica
resgatar e reabilitar a ideia do ensino como vocação sagrada, que busca uma
missão social atrativa.
CAPÍTULO 3 . O ENSINO
APESAR DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO I: O FIM DA INVENTIVIDADE
Este capítulo aponta
para alguns resultados da pesquisa realizada nos Estados de Nova York e Ontário
(Canadá). Estes mostram que a reforma educacional, até aqui realizada, não tem
preparado as pessoas para a economia do conhecimento e também não há preparo
para o enfrentamento da vida pública para além desta economia.
Os dados também apontam
para os padrões curriculares: são suscetíveis a padronizações insensíveis à
realidade. Este fato traz diversas consequências, como por exemplo, a
degradação da própria graduação, o fracasso e a frustração dos professores.
Ensinar para a sociedade do conhecimento, e ensinar para além dela, não
precisam ser objetivos incompatíveis.
Não é adequado tender
para um lado específico do pêndulo: educando jovens para a economia ou para a
cidadania e a comunidade. Essas posições polarizadas trazem poucos benefícios a
eles, uma vez que ensinar apenas para a sociedade do conhecimento prepara os alunos
e as sociedades para a prosperidade econômica, mas limita as relações das
pessoas àquelas instrumentais e econômicas, além de restringir as interações de
grupo ao mundo mecânico da catraca, do trabalho em equipe temporário, canaliza
as paixões e os desejos das pessoas para a terapia varejista das compras e do
entretenimento e para longe das interações interpessoais.
Ensinar exclusivamente
para além da sociedade do conhecimento também poderá acarretar complicações,
porque se, por um lado, favorece a atitude de cuidado e solidariedade,
desenvolve caráter e constrói identidade cosmopolita, por outro, as pessoas
estão despreparadas para a economia do conhecimento, o que poderá possibilitar
a exclusão delas. Os professores e outros deverão agora se dedicar a unir essas
duas missões, de ensinar para a sociedade do conhecimento e para além dela, em
uma só, tornando-a o ponto alto de seu propósito.
(Fonte: Apeoesp,
Revista De Educação. Acesso em 14, abr, 2013:http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/resenhas-concurso/apostila-peb-ii/.)
Questões para discussão:
1 – A leitura deste capítulo nos leva a
refletir sobre nossa formação para combater o consumismo desenfreado
disseminado na nossa sociedade. Com base nessa reflexão, como você faria para
estruturar uma transposição didática relacionando “sociedade do conhecimento” e
“sociedade aprendente”.
Partindo das premissas do autor, você
considera sua formação adequada para estar inserido na sociedade do
conhecimento e ao mesmo tempo cumprir com o objetivo de “desenvolver os valores
e as emoções do caráter dos jovens”?
2 – De acordo com sua vivência
profissional na nossa unidade escolar, considere:
a) Se comprometer com o desenvolvimento e com a aprendizagem
profissional formal;
b) Trabalhar individualmente e/ou com os colegas em grupos de curto, médio e longo prazo;
c) Ter oportunidades para ensinar e aprender em diferentes contextos e com exemplos de outros países?
b) Trabalhar individualmente e/ou com os colegas em grupos de curto, médio e longo prazo;
c) Ter oportunidades para ensinar e aprender em diferentes contextos e com exemplos de outros países?
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RELATÓRIO DESCRITIVO
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ
ALUNO
PROFESSOR (A): __________________________
1º Aspectos
relacionados ao emocional-afeto:
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2º Formação
de Hábitos e Atitudes:
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3º Aspectos
relacionados ao social:
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4º Aspectos
Psicomotores:
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5º Aspectos
relacionados à aprendizagem após a presença da professora interlocutora:
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6º Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar:
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ASSINATURA DO PROFESSOR:
_________________________________
Data: ___________
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