quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PAUTA ATPC 22/10/2013

“Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la”.
Bertolt Brecht

 
coordenadoras pedagógicas: Ana Lúcia Luciano Felipe
                                                               Cláudia Regina Cippola Vendramini



1. Informes
·         Passeio SESC – exposição Rua do Porto– dia 22/10 (à noite)  e dia 24/10/13 (manhã)
·         Recadastramento anual aniversariantes do mês – não esquecer.
·                    SARESP – orientações:
Þ    Questionários pais e alunos – de 21 a 28/10: 
Þ    Professores interessados em ser aplicador no SARESP (planilha anexa)
Þ    Dia 26/11 = Português e Matemática; dia 27/11 = História e Geografia; Ciências será sorteado uma escola
Þ    Questionários para professores de 02 a 14/11
·                    Professor interlocutor – 7ª série D – professores que atuam nessa sala deverão preencher relatório sobre o aluno com deficiência auditiva: CRISTIAN CANDIDO.
·                    Dicionários de Inglês e outros materiais utilizados: favor contar e recontar quando distribuídos, pois estão sumindo e zelar para conservá-los em bom estado.


Texto para estudo e reflexão: ENSINO NA SOCIEDADE DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA                                 (Andy Hargreaves)

Caros Professores,

Neste aula entraremos em contato com uma das obras da Bibliografia parte comum dos concursos da SEE-SP. 
Trata-se do livro ENSINO NA SOCIEDADE DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA (Andy Hargreaves). 
Vamos estudar e ao mesmo tempo fazer um paralelo entre a obra e a nossa prática profissional pensando na sala de aula, nas nossas aulas. 
Nesta semana abordaremos uma análise dos capítulos II e III. 
Para responder as questões baseie-se nos textos apresentados e em suas experiências profissionais.
Bom trabalho!
ENSINO NA SOCIEDADE DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA
(Andy Hargreaves)

Nesta obra, Hargreaves analisa o significado da expressão "sociedade do conhecimento'" e suas implicações na vida dos professores da atualidade. Embora baseado em experiências norte-americanas e canadenses, as reflexões do autor tem repercussões mundiais, isto porque, a sociedade do conhecimento depende das escolas como um todo para tornar-se uma sociedade aprendente criativa e solidária. Ao longo de todo o livro o autor deixa claro que o futuro da transformação educacional deve basear-se em um pequeno número de políticas estratégicas, mas que com um poder de “alta alavancagem” e bem articuladas com redes de apoio serão responsáveis pela melhora na qualificação da prática docente.
CAPÍTULO 2 - O ENSINO PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: DO VALOR DO DINHEIRO AOS VALORES DO BEM
Ensinar para além da economia do conhecimento significa desenvolver os valores e as emoções do caráter dos jovens, ressaltar a aprendizagem emocional na mesma medida que a cognitiva, estabelecer compromissos com a vida coletiva e não apenas com o trabalho em equipe de curto prazo e cultivar uma identidade cosmopolita que suporte tolerância com diferenças de raça e gênero, responsabilidade para com os grupos excluídos dentro e além da própria sociedade.
Com este propósito, os professores devem se comprometer com o desenvolvimento e com a aprendizagem profissional formal, trabalhar com os colegas em grupos de longo prazo, e ter oportunidades para ensinar e aprender em diferentes contextos e países. Para tais compromissos existem desafios, um destes é equilibrar as forças caóticas do risco e da mudança com uma cultura de trabalho capaz de gerar coerência entre as muitas iniciativas que a escola tem buscado. A sociedade do conhecimento é, de várias maneiras, mais uma sociedade do entretenimento na qual imagens fugazes, prazer instantâneo e pensamento mínimo fazem com que nos divirtamos até a morte...
Na economia do conhecimento, o consumidor é o centro, para a maioria das pessoas, a opção está inversamente relacionada à significação. Ensinar, para além do conhecimento, implica resgatar e reabilitar a ideia do ensino como vocação sagrada, que busca uma missão social atrativa.
CAPÍTULO 3 . O ENSINO APESAR DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO I: O FIM DA INVENTIVIDADE

Este capítulo aponta para alguns resultados da pesquisa realizada nos Estados de Nova York e Ontário (Canadá). Estes mostram que a reforma educacional, até aqui realizada, não tem preparado as pessoas para a economia do conhecimento e também não há preparo para o enfrentamento da vida pública para além desta economia. 
Os dados também apontam para os padrões curriculares: são suscetíveis a padronizações insensíveis à realidade. Este fato traz diversas consequências, como por exemplo, a degradação da própria graduação, o fracasso e a frustração dos professores. Ensinar para a sociedade do conhecimento, e ensinar para além dela, não precisam ser objetivos incompatíveis.
Não é adequado tender para um lado específico do pêndulo: educando jovens para a economia ou para a cidadania e a comunidade. Essas posições polarizadas trazem poucos benefícios a eles, uma vez que ensinar apenas para a sociedade do conhecimento prepara os alunos e as sociedades para a prosperidade econômica, mas limita as relações das pessoas àquelas instrumentais e econômicas, além de restringir as interações de grupo ao mundo mecânico da catraca, do trabalho em equipe temporário, canaliza as paixões e os desejos das pessoas para a terapia varejista das compras e do entretenimento e para longe das interações interpessoais.
Ensinar exclusivamente para além da sociedade do conhecimento também poderá acarretar complicações, porque se, por um lado, favorece a atitude de cuidado e solidariedade, desenvolve caráter e constrói identidade cosmopolita, por outro, as pessoas estão despreparadas para a economia do conhecimento, o que poderá possibilitar a exclusão delas. Os professores e outros deverão agora se dedicar a unir essas duas missões, de ensinar para a sociedade do conhecimento e para além dela, em uma só, tornando-a o ponto alto de seu propósito.

(Fonte: Apeoesp, Revista De Educação. Acesso em 14, abr, 2013:http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/resenhas-concurso/apostila-peb-ii/.)

Questões para discussão:

1 – A leitura deste capítulo nos leva a refletir sobre nossa formação para combater o consumismo desenfreado disseminado na nossa sociedade. Com base nessa reflexão, como você faria para estruturar uma transposição didática relacionando “sociedade do conhecimento” e “sociedade aprendente”. 
Partindo das premissas do autor, você considera sua formação adequada para estar inserido na sociedade do conhecimento e ao mesmo tempo cumprir com o objetivo de “desenvolver os valores e as emoções do caráter dos jovens”?
2 – De acordo com sua vivência profissional na nossa unidade escolar, considere: 

a) Se comprometer com o desenvolvimento e com a aprendizagem profissional formal;
b) Trabalhar individualmente e/ou com os colegas em grupos de curto, médio e longo prazo;
c) Ter oportunidades para ensinar e aprender em diferentes contextos e com exemplos de outros países?

 _________________________________________________________________________________

RELATÓRIO DESCRITIVO

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ
ALUNO
PROFESSOR (A): __________________________
1º Aspectos relacionados ao emocional-afeto:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º Formação de Hábitos e Atitudes:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Aspectos relacionados ao social:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º Aspectos Psicomotores:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º Aspectos relacionados à aprendizagem após a presença da professora interlocutora:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6º Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSINATURA DO PROFESSOR: _________________________________
Data: ___________


Nenhum comentário:

Postar um comentário