quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PAUTA DA ATPC 1º de outubro de 2013.

  1. A descoberta do mundo com vídeo: O Milagre de Ann Sulivan
  2. Surdocegueira – Sem luz e sem som: vencendo a barreira do isolamento.
  3. Filme: Black Indiano (FILME FANTÁSTICO - VALE A PENA VER) http://www.youtube.com/watch?v=fxfqLN6K71A
  4. Convocação para professor de Arte (Roberta), Inglês (Aline?), Química (Terezinha) no dia 10/10 DIRETORA ICLEA PEDIU PARA NINGUEM FALTAR NESSE DIA pois já serão três professores convocados e não teremos substitutos disponíveis.
  5. Dia 04/10 Dia do SARESP – das 8:00 às 13:00h e das 17:00 às 22:00h para os professores que trabalham no período da manhã
  6. Segunda-feira, 07/10 – Conselho de Classe/série/termo – a partir das 8:00 Ensino Médio e à tarde, à partir das 13:00h Ensino Fundamental
  7. Curso A Conquista da Cidadania LGBT: A Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo– curso à distância – informações em folha anexa nesta reunião.
  8. Olimpíada de Química SP 2014
  9. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia
  10. Concurso – “A Bola da Família” – professores de Arte, apontar alunos que desenham bem para realização do concurso.
  11. Atenção: a aluna CAROLINA F. ANDRADES, 1ª C, está grávida e passando mal, enviar trabalhos; e a aluna GRACIELI FABRI , 3ª C, a mãe está doente, precisará ajudar e irá faltar, colaborar para que a aluna possa concluir o ano letivo.
  12. Dia 19/10 – Um Dia na Escola do Meu Filho – sábado letivo – concurso de danças, corte de cabelo e algodão doce. No período da tarde. Inscrições na coordenação para os grupos que irão se apresentar.
  13. Observação: Quando você professor, for tirar licença, favor passar na coordenação e comunicar para que as coordenadoras se mantenham informadas do tempo e do material que deixará disponível.
 RESUMO DO FILME: BLACK 

O filme Black inspirado na vida da escritora indiana Helen keller, em que conta a história de uma jovem chamada Michelle McNally que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento; e devido não saber como superar as suas limitações físicas e, também, por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga.
A princípio, devido à dificuldade em dar e receber afeto, excerto quando estava perto da sua mãe, chamada Catherine, a quem demonstrava um pouco mais de carinho e, por ser uma pessoa incapaz de interagir socialmente com os outros, ela era considerada como uma garota problemática e os seus pais a consideravam quase como se fosse um animal, isolando a mesma no seu quarto ou, às vezes, amarrando perto da sua cama.
Os seus pais que já tinha tentado alguns métodos para educá-la, mas, até momento, ainda não havia obtido nenhum êxito no processo educacional de sua filha, à medida que o tempo passava mais desesperados os mesmos ficavam por não saber como ajudá-la, nem a quem recorrer para conseguir educá-la com perfeição.
Um dia sua família ouvir falar de um homem, chamado de Debraj Sahai que tinha conseguido ensinar outras crianças cegas e surdas com sucesso, cujo seu único problema era ser alcoólatra. Então, ele o contratou para ensiná-la, mas, a princípio, o seu método didático não agradou a sua família, nem a Michelle. Entretanto, ao perceber as primeiras mudanças deixou que continuasse ensinando sua filha, pois, à medida que, o tempo passava mais conhecimento ela adquiria, ao ponto de conseguir fazer com que a jovem fosse aprovada em uma escola normal, tornando-se a primeira aluna cega e surda a estudar naquele lugar.
O professor Debraj Sahai mais tarde descobriu que estava com a doença de Alzheimer e a medida que o tempo passava, mais sua memoria ficava debilitada, e devido a esse motivo não teve mais como ensina a Michelle. No entanto, depois, de muitos anos ela o reencontra e resolver lutar para resgata-lo da escuridão e trazer para o caminho da luz.
O filme é importante porque mostra a relação do professor com o aluno dentro e fora da escola ou universidade, mostrando que qualquer obstáculo pode ser superado quando temos perspicácia, paciência e muita força de vontade para tornar possível a concretização dos nossos sonhos, principalmente, que devemos lutar todos os dias para vencer as nossas limitações e não se deixar abater diante de alguns fracassos ocorridos em nossa vida. A jovem Michelle nos mostrou que podemos superar as nossas limitações (ou possíveis deficiências ocasionada por fatores naturais ou biológicos) se nos dedicarmos intensamente para a concretização deles.
Portanto, podemos dizer que a educação, o carinho e o apoio da família, dos docentes e discentes nas escolas (ou universidades) é a grande chave propulsora para retirar qualquer pessoa do caminho da escuridão, por mais demorado e difícil que nos possa parecer temos que saber compreender as nossas deficiências e, também, das outras pessoas; e juntos tentamos buscar novos caminhos em nossa vida para superar esses obstáculos.
————–x———-x———-x———-x———-x—————————x———-x———-x———-x———-x————–
RESUMO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO FILME
Debraj Sahai (O professor): É o professor que vai ensinar a jovem Michelle que ficou cega e surda. Ele é considerado um ótimo professor, apesar de ter sérios problemas com a bebida. O homem trabalha com surdos e cegos, utilizando alguns métodos um pouco convencionais para ensinar seus alunos, porém sempre visando os benefícios do aprendizado a longo prazo.
A Jovem Michelle McNally (A garota cega e surda): É a garota que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento; e devido não saber como superar as suas limitações físicas e, também, por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga. Entretanto, sua vida passou a mudar quando conheceu o professor Debraj Sahai. Ela foi à dama de honra de sua irmã Sarah.
 - Sarah Maria McNally (Irmã da Jovem Michelle McNally): É a irmã da jovem cega e surda, ela no inicio do filme tinha muita raiva e inveja da jovem Michelle, devido seus pais a tratarem de maneira especial. No dia do jantar de cerimônia do seu casamento, Sarah brigou com a sua irmã e diante da situação o professor visando amenizar a magoa entre ambas, resolve ler a carta que a jovem Michelle havia escrito para sua irmã e, depois, Sarah pede perdão por tudo que fez de ruim, passando admirá-la.
- Marc Philip Bragger (Noivo de Sarah McNally): Ele é um jovem de bons princípios e será o futuro marido de Sarah Maria McNally.
- Paul McNally (Pai ): Ele é um homem muito chato, teimoso, grosseiro e de princípios bem antigo, cujo era casado com Sra. Catherine McNally e tinha duas filha: a primeira, a jovem Michelle e a segunda, a Sarah. Ele gostava de suas duas filhas, mas, em seu ponto de vista, devido a Michelle só trazer problemas queria interná-la no manicômio.
- Sra. Catherine McNally (Mãe): Ela é casada com Paul McNally, onde desse relacionamento teve duas crianças: a primeira, a jovem que ficou cega e surda e a segunda, a Sarah, a sua filha caçula. A Sra. Catherine é uma mulher bonita, decente, carinhosa e que tinha muito apreço pelas as suas duas filhas, mas uma era bem especial, devido ter nascido com algumas limitações, como é o caso da jovem Michelle. Ela sempre acreditou que a sua filha mais velha poderia ser alfabetizada e ter um aprendizado de qualidade, igual ao ensino da sua outra filha Sarah.
- Sra. Nair (Mãe): Mulher que vivia na mesma casa, cuja mesma também cuidava e dava lição de moral no professor Debraj Sahai, quando ficava bêbado ou desempregado. Na seletiva que vai participar para ser aceita em um colégio normal, ela será interprete da jovem Michelle no lugar do seu professor Debraj Sahai.
- Martha (Tia): Ela é a tia das duas garotas McNally.
- Sr, Fernandez (Diretor): Ele é o diretor da Universidade Rei Eduardo e a pessoa que vai possibilitar a jovem participar de uma seletiva para ser aceita em um colégio normal.
————–x———-x———-x———-x———-x—————————x———-x———-x———-x———-x————–
 PONTOS POSITIVOS DO FILME
Para obtermos o sucesso no processo de aprendizado dos alunos surdos-cegos é importante que exista um envolvimento afetivo entre a pessoa e a sua família; e, também, entre os docentes e discentes dentro e fora das Escolas (ou Universidades), visando com esse objetivo tentar aproximar e facilitar na construção do intelecto do educando.
- Podemos superar as nossas limitações (ou possíveis deficiências ocasionada por fatores naturais ou biológicos) se nos dedicarmos intensamente para a concretização deles.
O conhecimento é a chave para o sucesso de qualquer individuo.
O filme é bem completo, devido utilize-se das expressões gestuais, faciais e corporais.
Professoras Coordenadoras responsáveis: Ana Lúcia e Cláudia                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário